sexta-feira, 6 de maio de 2011

Obediência - A Importância de Obedecer aos Pais

Dt: 5:16 - Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Cl. 3:20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.

Ef. 6:1,2 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Na cadeia de comando, ou melhor, no governo de Deus sobre a família cada componente tem as suas responsabilidades. Ao homem é atribuído amar a sua esposa, como Cristo amou a Igreja. Cabe a ele portanto protege-la. O marido e pai é o principal provedor de sua família, é o sacerdote em seu lar. A esposa, por sua vez é a sua parceira que está do seu lado debaixo de sua autoridade. Uma autoridade que é delegada por Deus. A seguir vem os filhos e estes devem reconhecer a autoridade de seus pais sobre suas vidas e obedecê-los.

Eu sei que estar debaixo de autoridade é tremendamente complicado, porém no caso da família, se o filho não souber receber ordens de seus progenitores, dificilmente saberá exercer situações de comando no futuro, em relação aos seus próprios filhos.
É incrível como o desrespeito pelos pais, atingem conseqüências tremendas. É só abrir as paginas dos jornais, ou ficar alguns minutos diante de um noticiário da TV, para sentirmos de perto a gravidade do problema. São inúmeros casos de violência no seio da família, principalmente filhos brigando ou até tirando a vida de seus pais. São meninos e meninas, adolescentes, jovens que se enveredam para o mundo das drogas e que fazem de seus pais, seus principais inimigos.

Estamos vivendo dias maus, profetizado pelo próprio Jesus Cristo. Ele nos fala em sua Palavra. Que em nossos dias, estaríamos presenciando uma guerra na família sem precedentes. É bem certo que uma parte da responsabilidade está com os pais, que não exerceram a sua autoridade, em relação a sues filhos, quando estes ainda eram pequenos. A criança cresce, muitas vezes em meio de gritarias, palavrões, desrespeito, em meio a cobranças e maus tratos, do que debaixo de disciplina e instrução na Palavra de Deus. Quando chegam a fase de pré-adolescência, resolvem sair de casa, escolhendo o caminho da marginalidade.

O que devemos observar, é que independentemente do tipo de criação, que se receba nesta vida, os pais devem ser respeitados e honrados. A Bíblia nos diz que devemos honrar os nossos pais, porque é um mandamento. Isto quer dizer, que temos o dever de honrá-los e respeitaí-los. É uma ordem direta e clara, da parte de Deus aos filhos. A não observância da Palavra implica em conseqüências tristes para o filho desobediente.

Que conseqüências são estas?

Quando os filhos são desobedientes a seus pais, eles ficam totalmente desprotegidos, quanto as promessas de Deus, no que diz respeito a sua estabilidade física, moral, emocional e espiritual aqui na terra e na eternidade. Porque os filhos que desobedecem a seus pais, os seus dias são abreviados na terra. Em outras palavras. Os filhos que desobedecem, vivem pouco, morrem cedo. São inúmeros casos registrados em delegacias de policia no Brasil e no mundo de tragédias na família decorridos da desobediência por parte dos filhos.

Se você é filho e está lendo esta mensagem, eu gostaria de ter a liberdade de passar pra você algumas dicas, de como melhorar o relacionamento com os seus pais.

1. Ouça sempre, a voz da experiência
Isto quer dizer, que a estrada que você está passando nesta vida, os seus pais já passaram por ela e eles sabem melhor do que você os perigos da mesma. Pode acreditar. Eles sabem com detalhes o caminho que lhe trará segurança. Ouvi-los é sinal de que você é uma pessoa sábia.

Veja o que a Bíblia diz a respeito:

Pv. 4:1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.

Pv. 17:6 Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.


2. Nunca, em hipótese nenhuma, levante a voz, desrespeite ou desonre os seus pais. Tenha sempre uma atitude de humilde, de respeito, de tolerância, principalmente se eles ainda não entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. O seu testemunho deve ficar sempre em alta na família, se você é cristão.


3. O diálogo é o melhor caminho
Entenda que por você, ainda que adolescente ou jovem, muitas mudanças estão acontecendo em sua vida, em sua mente, e principalmente em suas emoções, na sua maneira de ver as coisas, enquanto que os seus pais já não estão tão abertos para novas mudanças.

4. você é especial para os seus pais.
Lembre-se: por mais difícil que possa ser o relacionamento entre vocês. Eles querem que o melhor aconteça em sua vida, porque eles o(a) ama e algumas vezes não sabe muito bem expressar este amor.Tente ver a vida na ótica de seus pais, pois aí você sentirá um pouco que a vida não é feita só de alegrias e bons momentos, mas também de tristezas e traumas que precisam ser tratados a luz da presença de Deus.

5. Peça perdão sempre que errar contra eles.
Você nunca deverá conciliar o seu sono a noite, deixando o seu pai ou a sua mãe magoados.

6. Diga pra Deus, que de hoje em diante você vai procurar ser um filho obediente e temente ao Senhor.
Agora, uma palavra especial para você filho(a), que espera ver mudanças na atitude, no comportamento, de seus pais para com você. Preste atenção:


Você pode ter todas as razões do mundo para odiar os seus pais. Quem sabe você foi maltratado(a) ou até mesmo violentado(a) por seus pais em seu corpo, em sua alma, em sua mente. Lembre-se Deus o(a) ama e entende a sua dor, os seus sofrimentos, os seus traumas emocionais e quer libertá-lo(a) totalmente; Porém um detalhe você não pode e nem deve esquecer: Segundo a Bíblia que a Palavra de Deus, a vingança não pertence a você, pertence a Deus. Deixe que a justiça de Deus trate desta situação. Com certeza a justiça dos homens dará o seu parecer, mas eu não gostaria de ficar na pele de um pai ou mãe que comente tal barbaridade, quando julgado e condenado pelo próprio Deus.

O que você tem a fazer é encher o seu coração de esperança, e fé e olhar para o futuro. Tirar toda a magoa, rancor do coração e lembre-se, você não poderá fazer isto sozinho(a) Sozinho você não consegue se libertar. Jesus Cristo precisa estar dentro de você, curando todas as suas feridas, traumas, seqüelas, mas para isto você deve permitir a participação Dele(Jesus) em sua vida.

Como está o seu relacionamento com os seus pais?
Como é que você gostaria que eles te tratasse?
A Bíblia faz uma declaração interessante: Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. (Rm. 12:18)


Você está disposto a levantar a bandeira da paz? Você está disposto a caminhar na direção de seus pais, abraçá-los e pedir perdão e mudar para melhor a sua vida?O quinto mandamento diz: Honra o teu pai e a tua mãe, como o Senhor te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Dt.5:16)

O Senhor quer que você viva nesta terra feliz e abençoado, honrando, respeitando e acatando as orientações daqueles que Deus colocou em sua vida para ajudá-lo(a), seu pais.

Deus os abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário